SindSaude Segunda-feira, 24 de junho de 2019

• 23/04/2007

Secretário parte para o confronto

Cláudio Xavier
    Incapaz de promover saúde, Cláudio Xavier só provoca crises. Como aconteceu com a dengue no Estado, o secretário deflagra nova crise na saúde pública, ao determinar o desconto de dois dias nos salários de funcionários de algumas unidades por falta injustificada. Descontos ilegais Os servidores que sofreram o desconto trabalharam nos dias apontados e cumpriram a jornada que realizam há mais de uma década. Só por isto, os descontos já são ilegais. E mais, grande parte dos atingidos pela medida têm cargas horárias definidas por leis federais ou estão respaldados por portaria que vigora desde os anos 80. Os descontos atingiram principalmente servidores de unidades de alto grau de insalubridade, onde trabalhadores ficam expostos a agentes químicos e biológicos. Dois dias? Não há nenhuma justificativa para descontar dois dias do salário. Se as jornadas de 20, 24 e 30 horas são realizadas todos os dias e por todos, coerente com o memorando do secretário seria descontar tudo e de todos. Mas isto, eles sabem que não podem fazer, pois paralisaria a saúde pública. Então, decidiram descontar dois dias, e de algumas pessoas. A intenção parece ser a de semear o medo e desmobilizar a categoria. Vigília diária Conforme foi aprovado na assembléia da categoria realizada em 18 de abril, estamos realizando vigílias diárias na Assembléia Legislativa do Paraná e buscando negociações com o governo. Servidores de Curitiba e da Região Metropolitana estão convidados a comparecer. Nessa segunda-feira, dia 23, a direção sindical e servidores conversou com diversos deputados e com o vice-governador. Os presentes mostraram toda sua indignação e revolta e reivindicaram a imediata devolução dos valores descontados. Organize-se com seus colegas nos locais de trabalho e participe da resistência em defesa das jornadas de trabalho até 30 horas!