SindSaude Sexta-feira, 6 de dezembro de 2019

• 20/11/2019

Celebre a nossa negritude!

20 de novembro é Dia da Consciência Negra
    O SindSaúde segue na luta para combater o racismo. Nesse dia 20 de novembro, dia de homenagem a Zumbi dos Palmares, o maior líder da resistência negra do país e Dia da Consciência Negra, recomendamos a leitura a seguir como forma de conhecer melhor essa discussão.

O dia 20 de novembro é celebrado nacionalmente como a data que marca a Consciência Negra no Brasil. Tal escolha não é aleatória, trata-se de uma conquista do movimento social negro, engendrada no centenário da abolição, em 1988. Como todas as celebrações cívicas ela nasceu de uma disputa pelo controle de uma narrativa, ou seja, de como a história deveria ser contada.

Assim, sai de cena a idílica história da princesa Isabel, filha do último imperador brasileiro ( D.Pedro II nasceu no Brasil), que aboliu o regime devido a sua piedade para com os escravizados, e entra a data que marca um símbolo da resistência negra: a morte de Zumbi dos Palmares, líder do maior Quilombo que temos conhecimento. Desse modo, a data marca a resistência, no caso da população negra uma (re)existência, cujo objetivo ao longo destes séculos foi tentar manter-se viva.

Mesmo sendo mais da metade da população, é impossível para esse povo sentir-se plenamente representado em camadas sociais médias. Dificilmente iremos encontrar profissionais socialmente reconhecidos negras e negros nessa proporção. Ao contrário, nas categorias menos valorizadas pululam pretos e pardos, assim como nos presídios de todos os cantos do país.

Os dados são alarmantes, basta consultar o sitio do IPEA para observar os índices. As cotas raciais tem feito um trabalho salutar, mas ainda assim é pouco para sanar mais de 300 anos de escravização e 130 anos de uma liberdade forjada.