Atualizada no dia 12/11/19 às 15h11
Aconteceu na última sexta-feira, 25/10, mais uma reunião de negociação entre a direção do Sindicato e representantes do GRHS – Grupo Setorial de Recursos Humanos - da Sesa. Em pauta estiveram assuntos como os problemas dos locais de trabalho, o agendamento das comissões específicas de negociação que vão tratar da GAS, dos ajustes no QPSS e das 30 horas; o ressarcimento dos dias descontados da greve do mês de julho, entre outros.
Confira o resumos do que ficou estabelecido em cada ponto.
Comissões –No dia 12/11 haverá reunião da Comissão formada entre Sindicato e governo para tratar da GAS. Já no dia 21/11, haverá reunião da comissão que trata dos ajustes no QPSS e das 30 horas.
Desconto da greve –De acordo com o governo, já foram tomadas as medidas para efetuar o reembolso para quem teve o desconto. O ressarcimento deve vir já no próximo pagamento. Também foi dito que será retirada a falta do dossiê funcional dessas/es servidoras/es.
Chamamento –O Sindicato tornou a relatar a realidade de falta de pessoal nas unidades, em especial na hemorrede. De acordo com o GRHS, está em trâmite o processo para chamar 362 servidoras/es aprovados no concurso de 2016.
Locais de trabalho –Questões pontuais envolvendo várias unidades foram abordadas. O problema do HRSS, na Lapa, onde uma chefia tem agido de forma autoritária, foi um deles. O governo estipulou um prazo de trinta dias para que o problema fosse resolvido.
Já no Hospital Regional do Sudoeste, o que está revoltando as/os servidoras/es é a terceirização da alimentação. Além da má qualidade da comida, também foi apresentada denúncia de tratamento autoritário por parte das chefias da empresa terceirizada. O GRHS se comprometeu a averiguar a situação. Ainda sobre os locais de trabalho, no HT, em Curitiba, foi apresentada denúncia sobre a negativa da direção local em conceber a Licença Especial.
Já sobre o HRL, em Paranaguá, mais uma vez relatamos a questão dos equipamentos de esterilização quebrados. A situação tem gerado o adoecimento de trabalhadoras/es. Em um desses casos, a chefia negou a emissão da CAT. O governo se comprometeu a checar essa situação.
Motoristas – Outro tema abordado foi a negativa de algumas chefias para o pagamento de diárias a motoristas em viagens superiores a 300km, especialmente na 21ª Regional de Saúde. A gestão alegou que a orientação não é essa e que vai checar o ocorrido.
Trabalho do Sindicato –A gestão informou que será elaborado um novo documento que prevê o acesso da equipe sindical nos locais de trabalho.
Resumindo –Gostaríamos de sair de reuniões como essa com grandes novidades, com solução para nossas reivindicações históricas. Mas é preciso valorizar nossos avanços. Boa parte dos temas abordados foram questões que a categoria trouxe para o Sindicato. Como vimos, muitos desses assuntos caminham para a solução.
É esse trabalho em conjunto entre direção e base que vai nos permitir ser cada vez mais efetivos nas negociações.
Esta matéria pode ser reproduzida desde que citada a fonte.
Av. Marechal Deodoro, 314, 8º andar, conjunto 801 - Edifício Tibagi, Curitiba, PR CEP: 80010-010 Telefone: (41) 3322-0921 E-mail: contato@sindsaudepr.org.br