SindSaude Sexta-feira, 6 de dezembro de 2019

• 18/10/2019

Valorize os recursos do Sindicato

Processo eleitoral precisa de 50% mais um dos votos da categoria

Mais uma vez a participação das/os filiadas/os será decisiva nas eleições dos dias 22, 23 e 24 de outubro. Como uma das chapas desistiu do processo, o desafio vira atrair minimamente o quórum de 50% mais um das/os filiadas/os.

São 5.391 filiadas/os aptas/os a votar em todo o Paraná. 67 urnas vão estar à disposição da categoria em dezenas de cidades. As urnas do interior foram encaminhadas ontem, dia 17. Além dar urnas fixas, existem urnas itinerantes, que vão peregrinar entre as unidades com menor números de trabalhadoras/es.

Toda essa logística de urnas, mesários, cédulas e a infraestrutura das eleições de maneira geral são altamente onerosas para o Sindicato. Uma segunda eleição exigiria todo esse investimento e esforço da equipe que trabalha no processo em dobro.

E se não der quórum? -O edital publicado no dia 23 de agosto prevê datas para novas eleições caso o quórum não seja atingido. De acordo com o primeiro parágrafo do Artigo 118 do nosso estatuto, o quórum exigido para a segunda votação é de 30% das/os filiadas/os mais um.

Quem disputa em caso de nova eleição? -No segundo parágrafo do Artigo 118 do estatuto está estabelecido que não será permitida a inscrição de novas chapas para a disputa de uma eventual segunda eleição. No caso desse ano, apenas a chapa já inscrita poderia participar.

Confira a lista com os locais das urnas.