SindSaude Sexta-feira, 6 de dezembro de 2019

• 14/10/2019

O papo é Eleições do SindSaúde

Confira como funcionam as instâncias políticas do Sindcato

Nos dias 22, 23 e 24 de outubro as/os servidoras/es tem um compromisso com a luta. Serão os dias de votação das Eleições do SindSaúde. Teremos que votar para Direção Estadual – DE -, Diretoria Executivas Regionais – Ders – e para o Conselho Fiscal – CF. Mas, você sabe como se dá o funcionamento dessas esferas representativas?

Para tentar esclarecer esse funcionamento, publicamos a seguir algumas das principais funções de cada um desses órgãos.

Quem toma as decisões sobre os rumos do Sindicato são as filiadas e os filiados em assembleia. Agora, quem move a estrutura sindical para atender essas definições é a DE em conjunto com as DERs.

Já a fiscalização do correto uso dos recursos das/os filiadas/os fica por conta do Conselho Fiscal. Para garantir a democracia, o estatuto do Sindicato prevê que, de três em três anos, existam eleições para a ocupação dos cargos dessas três instâncias.

DE - O papel da DE é “cumprir e fazer cumprir o Estatuto, bem como as deliberações da categoria em todas as suas instâncias”. Assim está estabelecido no artigo 36 do nosso código de leis.

Dentro dos “princípios do trabalho colegiado, solidário e ético”, as/os 24 integrantes da DE devem administrar o Sindicato “política e financeiramente”. Também cabe à DE “manter a categoria informada sobre as normas vigentes dos instrumentos coletivos de trabalho e da legislação”.

Além da Coordenação Geral, Secretaria Geral e Tesouraria, exista na DE nove diretorias temáticas. Para todos os cargos é eleito uma ou um servidora/o ajunta/o.

DERs -As atribuições das DERs estão descritas no artigo 71 do Estatuto. Elas devem “administrar na sua respectiva área de atuação politicamente o SindSaúde”. Todas as 22 Regionais de Saúde podem organizar uma DER, que por sua vez pode ser composta por até 10 servidoras/es.

Funciona como uma esfera distrital do Sindicato que permite a organização/es local das/os servidoras/es. Além de fazer cumprir o Estatuto, os componentes das DERs devem colaborar com as ações do Sindicato na Região e informar sobre os problemas vividos.

Dentro das DERs existe o Coordenador/ra Regional, a/o Secretário/a Geral e ainda as secretarias de Formação e Organização Sindical, Políticas Sindicais e Sociais e Aposentados. Para todos os cargos pode ser inscrito um ou uma servidora/or adjunta/o.

Conselho Fiscal -O terceiro voto nas eleições desse ano será dado para eleger o Conselho Fiscal. A esse grupo de até oito servidoras/es cabe, de acordo com o artigo 66 do Estatuto, “exercer a fiscalização financeira, mediante análise bimestral dos balancetes”.

São essas/esses servidoras/es que vão acompanhar se os recursos arrecadados pelo Sindicato estão sendo utilizado de maneira ética e íntegra. O Conselho deverá ser composto por quatro membros efetivos e quatro suplentes.