SindSaude Terça-feira, 19 de novembro de 2019

• 24/06/2019

Os males da Funeas em debate

Audiência pública no dia 3/7 vai analisar a situação das unidades repassadas

No dia 3 de julho a Assembleia Legislativa do Paraná receberá um a audiência pública para tratar da situação das unidades de saúde repassadas à Funeas – Fundação Estatal de Atenção em Saúde do Paraná. De maneira geral, o que tem ocorrido com essas unidades é um processo de sucateamento do patrimônio público.

A Funeas foi criada através da lei 17.959 de 2014. Na época o SindSaúde fez a luta contra a medida da gestão Beto Richa. O argumento que usávamos é que não havia nenhum modelo de privatização que tenha trazido melhoras seja para servidoras/es, seja para usuários. Além da falta de qualidade, existe um histórico de uso dessas Organizações Sociais – OS - e Fundações para desvio de recursos públicos. Dito e feito.

Diversas unidades já foram repassadas à Fundação. Além da dificuldade de se obter informações com relação à utilização dos recursos, essas unidades têm apresentado constante falta de material e problemas com relação à contratação de pessoal. Outra denúncia é o alto número de cargos em comissão com fartos salários.

Basta – O SindSaúde defende que essas privatizações sejam revertidas. É evidente a falta de capacidade da Fundação em resolver os problemas das unidades. Nem mesmo as metas estipuladas pela própria Funeas estão sendo cumpridas.

Compareça – A audiência será uma oportunidade de denunciar à população o que está acontecendo com as unidades privatizadas. É importante que a gente organize caravanas de todo o Estado e mostre o quanto o assunto tem preocupado. Ajude organizar as/os trabalhadoras/es do seu local de trabalho. Para mais informações, entre em contato com o Sindicato.

Audiência Pública

A saúde pública em perigo - Os estragos da privatização na Secretaria Estadual da Saúde.

3 de julho - 9h

Assembleia Legislativa do Paraná