SindSaude Terça-feira, 19 de novembro de 2019

• 19/06/2019

Pauta unificada

Confira todos os itens da pauta do funcionalismo estadual

Enquanto o governo segue protelando a palavra final sobre a reposição salarial, as diversas categorias do funcionalismo estadual preparam um enfrentamento forte e coeso. Diversos sindicatos que compõem o Fes – Fórum das Entidades Sindicais – já definiram pela greve. Outros, como o SindSaúde, marcaram assembleias para debater o assunto.

As/os professoras/es da rede pública estadual de ensino, por exemplo, definiram pela greve a partir do dia 25. O mesmo ocorre com as/os servidoras/es da UEM – Universidade Estadual de Maringá -, que decidiram pelo indicativo de greve no dia 26. Outra categoria mobilizada são os policiais militares, que cogitam esvaziar os quartéis em caso de não pagamento da data-base.

A defasagem salarial do funcionalismo já atinge 17,04%. De acordo com a assessoria econômica do Fes, existe Caixa para que o governo pague imediatamente o índice de 4,97%, que se refere à inflação de maio de 2018 a maio 2019, e ainda estipular um calendário para zerar as perdas de maneira gradual. Em reunião realizada no dia 18 de junho, os representantes da gestão afirmaram que a questão ainda não está definida.

Mas a pauta do funcionalismo vai além da data-base. Confira a seguir todos os itens da luta conjunta.

-Pagamento da Data-base;

- Retirada do Projeto de Lei Complementar 4/2019 da ALEP que destrói a carreira do funcionalismo público estadual;

- Abertura de concurso público;

- Defesa da Previdência Pública;

- Humanização da perícia médica no Estado;

- Melhores condições de atendimento da saúde das/os servidoras/es;

- Garantia do direito de greve e retirada das faltas atribuídas ilegalmente;

- Concessão de licenças especiais.

Assembleia - Vamos juntos definir a nossa estratégia para essa luta. Venha para a assembleia do dia 29/6 em Curitiba! Clique aqui e saiba mais.