SindSaude Terça-feira, 19 de novembro de 2019

• 22/05/2019

Negociação da data-base

Governo não apresenta dados e FES reafirma possibilidade de reposição

Nesta terça-feira (21), Técnicos do FES - Fórum das Entidades Sindicais - se reuniram com representantes do governo estadual para discutir o reajuste da data-base. Durante a reunião, os representantes apresentaram dados e cenários que possibilitam a reposição de 4,94% dos últimos 12 meses.

O governo não apresentou dados e afirmou que a Secretaria da Fazenda  - SEFA -  só apresentará os números do governo na próxima segunda-feira, 27. Segundo Marlei Fernandes, a comissão deve se reunir com o Deputado Hussein Bakri amanhã, 21, para buscar um novo posicionamento do governo.

Governo tem possibilidade de reajuste

O economista Cid Cordeiro, apresentou dados durante a reunião os quais apontam uma viabilidade da reposição da data-base. “Nós apresentamos hoje na reunião com o governo os dados tanto da receita, tanto do aumento de gastos previstos para 2019 e concluímos que dentro do limite fiscal, que é o grande ponto de discussão, há condições sim de pagar essa data-base de 2019, de 4,94% a partir de maio e também 1% em outubro e mais 1% no mês de dezembro”, enfatiza Cordeiro.

A próxima reunião está prevista para segunda-feira, às 14h.

Reposição e piso-mínimo regional

Os representantes sindicais entregaram um ofício solicitando a reposição do dia 15 de maio. Segundo o governo, a falta não foi lançada este mês e será aguardado o debate para definir um encaminhamento. Também foi cobrado que o governo implemente o piso mínimo regional (R$ 1.306,80), além de auxílio alimentação e auxílio transporte.

Fonte: APP-Sindicato