SindSaude Terça-feira, 19 de novembro de 2019

• 17/05/2019

Tenho natureza contestadora

Janete, a terceira enfermeira entrevistada na nossa série

Para fechar com chave de ouro a semana de enfermagem e a série de entrevistas, hoje contamos a história da Janete do Rocio Padilha, que se aposentou há menos de 30 dias. Janete tem 37 anos de trabalho na profissão e nos contou um pouco sobre sua trajetória. Seu último local de trabalho foi o Hospital do Trabalhador, em Curitiba.

Uma carreira que chegou a ser impensada na sua infância. Antes de escolher a profissão ela evitava até mesmo passar em frente a funerárias. “No final do primeiro plantão eu olhei no espelho e pensei: onde foi parar aquele medo? É isso que eu quero fazer!”, conta a agora aposentada em meio a risos.

Mas a alegria de se fazer o que gosta também divide espaço com as dificuldades da profissão. No caso da enfermagem, a falta de pessoal, material e o assédio das chefias dificultavam bastante. “Eu saí do hospital com fama de reclamar das coisas. Sempre tive natureza contestadora. Só assim podemos mudar a realidade”, lembra Janete.

A enfermeira conta que, embora a profissão tenha papel essencial na construção da saúde pública, falta valorização para a categoria. “Se o paciente teve febre ou pressão alta e o médico medicou, foi porque a enfermagem aferiu. Somos nós que fazemos esse contato direto”, alertou ela para a necessidade de divisão do protagonismo.

Mas também tem muita coisa boa na carreira. A enfermagem oferece experiências de vida muito gratificantes. “Na minha última semana de trabalho, por exemplo, uma mulher chegou para mim, apontou para a filha grávida, quase na hora de ganhar o filho e disse: está vendo essa menina, você ajudou no parto dela, agora vai ser mãe”, contou Janete com os olhos brilhando.

O balanço desses 37 anos de profissão e de muitas e muitas história para contar é positivo de acordo com Janete. “Escolhi essa profissão não só por necessidade, mas também por amor. Olho para trás com a sensação de missão cumprida, com a certeza de que pude fazer a diferença”, conclui a última entrevistada da série “Cuidado para quem cuida da Vida”.

O SindSaúde encerra a semana da enfermagem 2019 parabenizado essas e esses valorosos profissionais. Reafirmamos nosso compromisso com a busca de melhores condições de trabalho e maior valorização.