SindSaude Sexta-feira, 6 de dezembro de 2019

• 23/04/2019

Grandes problemas. Pequenos avanços!

Até 2020, HT receberá 120 aprovados em concurso

Em audiência pública dia 23, no Ministério Público do Trabalho, com presença do Estado e do SindSaúde, levamos a demanda de falta de pessoal e o concurso em vigência.

Vivemos tempos difíceis nas unidades da secretaria com a escassez de servidoras/es. O problema foi ganhando nova dimensão quando a partir de 2015 acelerou o processo de aposentadorias, chegando em 2018 com 714 servidoras/es aposentadas/os.

Hoje a Sesa tem apenas 60% do número de funcionários na ativa quando comparamos com as vagas existentes no QPPS.

Todo esse quadro tem sido apresentado em vários espaços como o Conselho Estadual de Saúde, Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa e também ao Ministério Público Estadual e Federal.

Na audiência foram apontados de novo os números reais e, mais especificamente, também mostramos os dados de trabalhadoras/es sem concurso que atuam no Hospital do Trabalhador.

Essa unidade está em constante expansão. E para seu funcionamento é necessário, no entendimento da direção do Sindicato, virar a página de ter inúmeros vínculos trabalhistas. Essa variedade de salários, jornadas, auxílios diferenciados causam uma cisão na equipe que tem consequência direta no trabalho.

Por isso, defendemos a nomeação das/os aprovadas/os no concurso em substituição às/aos que têm outros tipos vínculo. O resultado não foi dos mais felizes. Um passo para o avanço foi o acordo de ingresso de 120 aprovadas/os até final de 2020.

Mais – Com certeza temos de dar retaguarda à população na área da saúde. E esse suporte não pode permanecer tão frágil com a política de saúde fazendo o mínimo que deveria ser feito por falta de pessoal.

Hoje sabemos que a Sesa fala em segurança do paciente, mas como ter isso sem equipe suficiente pra prestar assistência. Se saúde é dever do Estado, como a saúde estadual desenvolve ações sem equipes nas unidades como um todo?

A saúde está minguada por atitudes de governantes que, de fato, não interferem positivamente nos problemas centrais da Secretaria.

Fora da lei - Mesmo tendo ação civil pública interposta pelo Ministério Público Federal, na qual o SindSaúde foi testemunha dos fatos reais de contratação sem concurso, e essa ação tem decisão que afirma que o Estado tem de se abster de contratar sem concurso e caso permaneça trabalhadoras/es sem concurso o Estado seria penalizado com multa diária. Decisão de muitos anos, mas o Estado continua a agir fora da lei.