SindSaude Sexta-feira, 6 de dezembro de 2019

Notícias

Imprimir
  • 26/01/2017

    Entenda mais sobre progressão e promoção

    Entenda mais sobre progressão e promoção
    Anúncio do pagamento deixou muita gente em dúvida

    Com a divulgação do pagamento das progressões e promoções, que venceram até dezembro de 2016, muitas dúvidas surgiram na cabeça das/os servidoras/es. Para a gente poder acabar com elas é fundamental conhecer o QPSS - Quadro Próprio dos Servidores da Saúde - que conquistamos na greve de 2014 depois de anos de luta – por meio da lei 18.136.

    O QPSS oferece à servidora e ao servidor, seja promotor de saúde fundamental, execução ou profissional, uma carreira com 27 possibilidades salariais divididas em três classes: C, B e A. Elas são divididas em nove referências: da um à nove.

    É como se a carreira no Estado fosse dividida em três escadas de nove degraus cada uma. Vale destacar que não é obrigatório chegar ao último degrau de uma escada para passar à próxima e que quando troca de escada o servidor ou a servidora volta para a referência 1.

    O início da carreira é na referência 1 da Classe C e pode-se chegar até a referência 9 da classe A:

    C1, C2, C3, C4, C5, C6, C7, C8 e C9 (escada 1)
    B1, B2, B3, B4, B5, B6, B7, B8 e B9 (escada 2)
    A1, A2, A3, A4, A5, A6, A7, A8 e A9 (escada 3)

    Confira AQUI a tabela salarial completa

    Para mudar de referência, ou de degrau, o mecanismo utilizado é a progressão.

    Para mudar de classe, ou de escada, o mecanismo utilizado é a promoção.

    Progressão - Existem dois tipos de progressão. Uma por tempo de serviço e outra por merecimento, também conhecida como progressão por título. Para alcançar esse tipo de progressão é necessário ter realizado cursos de capacitação entre outros títulos.

    Progressão por tempo de serviço: ocorre quando o/a servidor/a completa cinco anos na mesma classe. O crescimento é de uma referência.

    Progressão por merecimento: a primeira no final do estágio probatório e depois a cada 4 anos de serviço. Sobe uma ou duas referências, conforme a carga horária dos cursos.  Confira AQUI tabela com os detalhes da carga horária exigida. Esse tipo de progressão precisa ser protocolada pelo servidor e deferido pelo RH da unidade.

    Novatos -  Nos primeiros cinco anos o servidor pode subir até três degraus.

    Promoção - Também podem ser por tempo de serviço e por merecimento. Ela ocorre apenas duas vezes na carreira e, se a primeira vez for por tempo de serviço, a segunda precisa ser por merecimento e vice-versa.

    Da classe C para a B:

    Promoção por merecimento: 10 anos de serviço + títulos

    Promoção por tempo de serviço: 15 anos de serviço

    Da Classe B para a Classe A:

    Promoção por merecimento: 20 anos de serviço + títulos

    Promoção por tempo de serviço: 20 anos

    Confira AQUI a tabela da carga horária e titulação exigida para a promoção por merecimento.

    Ainda tem dúvidas? - No aplicativo SuperSind você encontra, além das tabelas salariais, a opção perguntas frequentes, lá estão disponibilizados mais alguns esclarecimentos. Com ele você também pode encaminhar dúvidas e pedir orientação à direção através da ferramenta "alô Sind".

    Clique AQUI e baixe!

Esta matéria pode ser reproduzida desde que citada a fonte.

Av. Marechal Deodoro, 314, 8º andar, conjunto 801 - Edifício Tibagi, Curitiba, PR CEP: 80010-010 Telefone: (41) 3322-0921 E-mail: contato@sindsaudepr.org.br

DOHMS