SindSaude Quarta-feira, 19 de fevereiro de 2020

• 05/12/2019

Ilegal, imoral e nefasta

Milhares de policiais foram deslocados para Ópera de Arame/ Foto: Mauren Luc/ Plural
    43 deputadas/os aprovam a PEC do Rato e demais mudanças na previdência

Com o voto de 43 deputadas/os estaduais, a PEC do Rato – PEC 19/2019 – e demais projetos de lei que mexem na previdência – 85 e 86 - foram aprovados nesta quarta-feira, dia 4, na Ópera de Arame. Com exceção de quem já têm direito adquirido, todas e todos terão que trabalhar mais para se aposentar.

Não bastasse a dificuldade maior para a aposentadoria, haverá o aumento imediato da contribuição previdenciária de 11% para 14%. E a lei permite aumentos maiores. Já os as/os aposentadas também terão o desconto previdenciário a partir de 3 mil reais, não mais de seis mil, como era antes. Entre as medidas também está a implantação de um sistema de capitalização na previdência estadual.

Ilegal – O Projeto de Emenda Constitucional - PEC - 133, chamado de PEC substitutiva, que inclui estados e municípios nas novas regras, ainda não foi aprovada em Brasília. Uma das estratégias das/os deputadas/os de oposição foi acionar a Justiça para impedir que as novas regras estaduais passem a valer antes das federais.

Imoral – Mais uma vez a Mesa da Assembleia Legislativa, encabeçada pelo presidente Ademar Traiano, passa como um rolo compressor por cima do Regimento Interno da Casa. Por se tratar de uma Proposta de Emenda Constitucional, está previsto que deve haver cinco sessões plenárias entre a primeira e a segunda votação. Ambas foram aprovadas ontem, dia 4.

Nefasta –Além de prejudicar o futuro das/os servidoras/es, as mudanças vão afetar o presente. Já acumulamos uma perda salarial superior a 20% desde 2015. Agora, mais 3% de retrocesso. Significa dizer que, em janeiro, quando o nosso salário deveria, enfim, subir 2% com o reajuste da data-base, na prática ele vai cair mais 1%.

Resistência – Não existe outra palavra. O SindSaúde, em conjunto com as outras entidades do Fórum das Entidades Sindicais – Fes –, seguirá na luta para derrubar essas alterações. Seja na via política, seja na via judicial, todos os esforços serão feitos.

Você pode colaborar para que essa luta seja mais forte. Compartilhe essas informações e chame as/os colegas para fazer o enfrentamento.

Confira aqui todas as mudanças aprovadas.

PEC DA PREVIDÊNCIA – PRIMEIRA DISCUSSÃO

9 NÃO