SindSaude Sexta-feira, 20 de julho de 2018

• 26/06/2018

Liberada ação contra mudanças na ParanaPrevidência

Manifestação do SindSaúde em frente à ParanaPrevidência
    Julgamento ainda sem data definida

Quando a gente está quase esmorecendo vem uma notícia que nos alenta. O ministro Marco Aurélio, do Supremo Tribunal Federal – STF –, decidiu mandar a julgamento a Ação Direta de Inconstitucionalidade – ADI – 5350, que contesta a Lei Estadual 18.469. A lei foi aprovada em meio ao Massacre de 29 de abril de 2015, pelo então governador do Paraná, Beto Richa, do PSDB.

O documento legalizou o saque mensal do dinheiro que poupamos para a nossa aposentadoria. R$ 140 milhões/mês do Fundo Previdenciário. Em outubro do ano passado, deveríamos ter nesse Fundo R$ 13,3 bilhões. Entretanto, constatamos que – com esses sucessivos saques – tínhamos apenas R$ 7,4 bilhões. O rombo hoje passa dos R$ 14,4 bi!

Quase três anos após o início do trâmite da ADI – protocolada pela Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação – CNTE – a data do julgamento ainda não foi informada.

Memória – Depois de muita bomba, balas de borracha, spray de pimenta e outros artefatos bélicos, que custaram mais de R$ 1 milhão, a Lei Estadual 18.469/2015 foi aprovada e transferiu para o Fundo de Previdência todas/os as/os servidoras/es ligadas/os ao Fundo Financeiro com idade igual ou superior a 73 anos até 30 de junho de 2015.

Dessa forma, o Fundo de Previdência passou a financiar o pagamento do direito para mais de 30 mil servidoras/es, aposentadas/os e/ou pensionistas, que antes recebiam via Fundo Financeiro. Ou seja: diretamente pelo caixa do Estado.

Fique ligado porque nesta quinta-feira, 28, tem reunião do Conselho de Administração da ParanaPrevidência.

Ou a gente vai e pressiona ou a gente fica sem a grana da nossa aposentadoria!

Quinta-feira, 28

14h – Rua Inácio Lustosa, 700