SindSaude Terça-feira, 27 de junho de 2017

• 02/05/2013

Gol contra!

Dilma Rousseff veta Projeto de Lei que instituiria jornada de 30 horas para fonoaudiólogos

O discurso da presidente Dilma Rousseff de trabalhar pela jornada de 30 horas para os profissionais da saúde está cada vez mais desgastado. Passados quase dois anos e meio de gestão, nada mudou. A última bola fora foi o veto ao Projeto de Lei 119/2010, que propõe a regulamentação da jornada de 30 horas para os profissionais de fonoaudiologia.

O SindSaúde é a favor da redução da jornada para todos os profissionais da saúde e acredita que qualquer avanço neste sentido é positivo. O PL 119/2010 precisou de quase 10 anos para seguir todos os trâmites burocráticos. Depois de enfim aprovado no Congresso e no Senado, a presidente Dilma jogou tudo no lixo e vetou o Projeto.

Agora, o PL será analisado por uma Comissão Parlamentar Mista. O problema é que existem três mil vetos à espera desta análise. A fila indica que talvez demore mais uma década para que a proposta volte à tona.

Conversa mole - As justificativas apresentadas pela presidente para vetar integralmente o PL 119/2010 são as mais esfarrapadas. Dizer que a redução da jornada para fonoaudiólogos compromete as finanças dos municípios das empresas é fugir do debate. É colocar os patrões em primeiro lugar.

Conversa mole 2 - Mas a desculpa mais descabida usada pelo governo foi a que o aumento do número de profissionais acarretaria mais despesas para municípios e empresas e isso poderia comprometer o atendimento do SUS. Ora, o que pode comprometer o atendimento à saúde é a exposição dos trabalhadores a longas jornadas, a falta de pessoal e as péssimas condições de trabalho.

Olho neles! - É preciso estar atento à tramitação de projetos como esse para saber qual é o comprometimento do governo federal com o assunto. Pelo visto, tudo que a presidente falou a respeito das 30 horas era ladainha de campanha. Embora a Organização Internacional do Trabalho recomende jornada máxima de 30 horas para todos que trabalham na saúde, Dilma prefere ouvir os municípios e os empresários que reclamam a falta de recursos.